O próximo jogo do Rio Ave no reduto do Casa Pia (Rio Maior) no sábado vai ficar na história da 1.ª liga portuguesa (e consequentemente do futebol português) porque terá uma mulher como juiz principal do encontro.
Será a primeira vez que tal irá acontecer no topo da competição masculina em Portugal.
Catarina Campos (na imagem em baixo), com 47 anos de idade e a única portuguesa que esteve no mundial feminino de 2019, está nomeada pelo Conselho de Arbitragem, agora presidido por Luciano Gonçalves (anterior líder da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF)) para conduzir a partida com participação dos rioavistas que vai começar às 15h30.
Aliás, o trio de arbitragem vai ser totalmente feminino porque a juíza principal, da Associação de Futebol de Aveiro, terá como assistente e Vanessa Gomes e Andreia Sousa.
Esta última recorde-se também entrou para a história da modalidade, em 13 de agosto de 2023, ao ser a 1.ª assistente num jogo da 1.ª liga e tal envolveu igualmente o Rio Ave, uma vez que a partida em tal se verificou aconteceu em Vila do Conde num duelo contra o Chaves.
Na foto em destaque, o momento antes do arranque do encontro em que os vilacondenses, representados por Alexandrina Cruz, líder do Rio FC, ofereceram a Andreia Sousa (tal como os flavienses), uma camisola assinada por todos os atletas.
O Rio Ave faz sempre parte da edição em papel do seu jornal Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui)


