A vilacondense Joana Xavier foi uma das intervenientes na 12.ª Cimeira Mundial dos Oceanos organizado pela Economist Impact e promovido pela Nipon Foundation em Tóquio, capital do Japão.

A Investigador Principal do CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental), organismo da Universidade do Porto, foi convidada para proferir uma palestra sobre “Avançar na Exploração e Observação do Fundo Oceânico para o Desenvolvimento Sustentável”.

A cientista sublinhou “a urgência de expandir o conhecimento científico e as capacidades tecnológicas para proteger os ecossistemas de mar profundo”, conta uma informação do CIIMAR.

No evento, em 12 e 13 de março, estiveram “reunidos cientistas, decisores políticos, líderes da indústria e outros intervenientes para discutir a sustentabilidade do Oceano”.

A entidade portuguesa levou uma comitiva que integrou ainda mais três investigadoras, Eunice Ferreira, Lígia Sousa e Susana Moreira e essa delegação “apresentou a investigação do instituto, com foco nos projetos BlueBio4Future e WinDEEPS “que visam avançar na biotecnologia marinha, na exploração do fundo do mar e na gestão sustentável dos recursos oceânicos”.

As profissionais aproveitaram também a deslocação ao Japão para realizarem reuniões de trabalho com a Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio e a Agência Japonesa de Ciências e Tecnologias Marinhas e Terrestres, tendo em vista “uma maior colaboração científica”.

Recorde-se que Joana Xavier contou em entrevista ao Terras do Ave como desenvolvia o seu trabalho (recorde aqui)

A edição em papel do seu jornal aborda habitualmente a presença de cientistas vilacondenses além fronteiras (veja a 1.ª página aqui)

Array