“O Rio Ave Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Jorge Nuno Pinto da Costa, histórico presidente do Futebol Clube do Porto e personalidade ímpar na história do futebol português. À família enlutada, ao FC Porto e a todos os seus sócios e simpatizantes prestamos as nossas mais sentidas condolências”.
Foi esta a mensagem emitida pelo clube de Vila do Conde a propósito da morte, aos 87 anos de idade, do presidente honorário do clube portuense, vítima de doença prolongada.
O corpo estará em câmara ardente na Igreja das Antas, na cidade invicta, na tarde deste domingo sendo o funeral amanhã, segunda-feira, às 11 horas.
Nascido a 28 de dezembro de 1937 na freguesia portuense de Cedofeita, Pinto da Costa foi presidente durante 42 anos ( quinze mandatos consecutivos a partir de 1982) e nesse período o clube conquistou 2585 troféus.
No futebol, acumulou 69 títulos entre os quais duas Taças Intercontinentais, uma Taça dos Campeões Europeus e uma Liga dos Campões, uma Taça Uefa e uma Liga Europa, uma Supertaça Europeia, 23 campeonatos nacionais, 15 Taças de Portugal, 22 Supertaças e uma Taça da Liga.
Por decisão da Liga de Clubes deverá ser respeitado em todas as partidas um minuto de silêncio, em jeito de homenagem, como sucederá no Rio Ave X AFS às 15h30 deste domingo.

