Está no Diário da República desta 3.ª feira o aviso do presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa, que oficializa a designação de Nuno Alfredo Castro como “Diretor da Direção Municipal de Gestão Autárquica”, nos próximos cinco anos (renováveis por igual período) no regime de comissão de serviço.

No documento é feito o historial do processo de escolha que passou por um concurso cujo júri selecionou Nuno Castro por “deter o perfil, competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas ao exercício das respetivas funções, revelando possuir conhecimento profundo e concreto da respetiva Unidade Orgânica e a visão estratégia para dirigir”.

A nomeação hoje formalizada com a publicação da República tem “efeitos a 25/10/2024”, lê-se no aviso.

Licenciado em Direito e em Economia, o nomeado é “Técnico Superior” no município desde dezembro de 1994 (completou no dia 2, 30 anos de chegada a esse patamar na autarquia vilacondense) tendo antes passado pelas Câmaras Municipais de S. João da Madeira e de Miranda do Douro.

A sua entrada na Função Pública aconteceu, em 1988, pela Direção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes.

De acordo com a “Estrutura nuclear” dos Serviços Municipais, o Diretor de Gestão Autárquica atua em 25 domínios do topo da gestão autárquica entre os quais o de assessoria e colaboração com os órgãos municipais, de coordenação dos serviços de contratação pública da autarquia ou mesmo a participação na elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento.

É o topo da carreira autárquica correspondendo a uma “unidade de direção superior municipal de 1.º grau”

Array