A Igreja do Mosteiro de Vairão, Vila do Conde, encontra-se na lista de templos de “Peregrinação Jubilar” na Diocese do Porto e nas quais os fiéis poderão obter a “Indulgência Jubilar, concedida pelo Santo Padre”.

Na bula denominada “Spes non confundit” (“A esperança não desilude”), o Papa Francisco proclama o Jubileu do ano 2025 (o 27.º da Igreja Católica), define as disposições para a indulgência e estabelece as catedrais de cada Diocese (como a da cidade invicta) como “Igrejas de Peregrinação Jubilar”.

A bula indica aos agentes pastorais e membros do Clero que devem, entre outros aspetos, “fortalecer e acompanhar pastoralmente as iniciativas de peregrinação”, “cuidar especialmente do acolhimento” e “descobrir e celebrar a beleza do Sacramento da Reconciliação”.

Além desses locais centrais (catedrais), o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, publicou um decreto (com data de 29 de dezembro) onde alarga essa rede de espaços, acrescentando outros “lugares sagrados de acolhimento e espaços privilegiados para gerar a esperança” entre os quais está a “Igreja Paroquial de Vairão”.

Na totalidade, são 25 os templos selecionados na Diocese (território a sul do rio Ave) e, entre esses, os mais próximos de Vila do Conde são os situados na Maia (Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho), Matosinhos (Igreja do Bom Jesus) e Trofa (Capela Nossa Senhora das Dores).

Para assinalar a escolha de Vairão, está agendada para o próximo 5, domingo, às 15h00, a “Celebração da Igreja Jubilar” no antigo Mosteiro.

A Religião é um tema habitual na edição em papel do seu jornal Terras do Ave como a que já está nas bancas (conheça mais assuntos aqui)

Array