O Rancho da Praça vai atuar no próximo ano em França, mais propriamente em Le Cannet Rocheville, a localidade com a qual Vila do Conde está geminada (desde 1987) dado o elevado número de emigrantes locais (sobretudo da freguesia de Fornelo) que ali procuraram melhorar a sua vida.

A novidade foi dada pelo presidente do Rancho vilacondense, Artur Bonfim, na XIV Gala da sua instituição, realizada no passado sábado e inserida no 104.º aniversário da coletividade.

Aliás, na festa os pracistas atribuíram o título de sócio honorária à Association Culturelle Portugaise des Alpes Maritimes, que tem o Rancho de Le Cannet Rocheville, e que é presidida por um português, David Gonçalves. Esse agrupamento francês foi convidado a atuar em Vila do Conde por ocasião da XV Gala da Praça, também em 2025.

No encontro que lotou a plateia do Teatro Municipal foram atribuídos “alfinetes de prata” aos associados com 25 anos de filiação e títulos de sócios honorários a “Guilherme Martins e aos irmãos Silva de Fornelo (Sr. Fernando Silva e Sr. Manuel Silva), pela dedicação e relevantes serviços prestados à Associação”, justifica uma informação remetida ao Terras do Ave pelo Rancho da Praça.

A gala é um tema que será desenvolvido na próxima edição em papel deste seu jornal (a presente edição tem na capa os assuntos que pode conferir aqui).

Array