Foi sorridente e bem-disposto que Petit compareceu ao princípio da tarde na sala de imprensa do estádio do Rio Ave para, pela primeira vez enquanto treinador do Rio Ave, falar com os jornalistas sobre a sua missão e o jogo de amanhã à noite (20h30) na casa do Boavista.

“O que me fez vir para o Rio Ave foi o projeto”, começou por afirmar o profissional que diz se rever na “mentalidade de querer ganhar e evoluir” que é apanágio no emblema de Vila do Conde “com grande história no futebol português, com gente e adeptos muito identificados com a cultura do seu clube”.

O técnico diz que apanhou um plantel “com muita qualidade, com uns capitães muito fortes que se identificam muito com o ADN do Rio Ave, com um misto de experiência e juventude que vamos tentar rentabilizar ao máximo”.

A estreia no banco vai ser no Bessa e Petit antevê um “jogo extremamente difícil” já que é uma “equipa muito bem organizada defensivamente, perigosa nas bolas paradas e que sai bem da pressão, na transição”, mas “o foco da equipa técnica [rioavista] passa por incutir uma mentalidade vencedora seja em casa ou fora”.

O técnico tem apenas dois dias de treinos, diz querer arrancar com um “novo ciclo” no Rio Ave e admite que “há um trabalho bem feito por trás do Luís Freire [o antecessor]”.

Ainda assim,  Petit pretende ter em campo “uma equipa alegre, que desfruta do jogo e não vira a cara à luta”, e consciente de que “o importante é conseguir os três pontos”.

O profissional que tem contrato até ao final da temporada confessou foi-lhe pedido que tentasse, em termos classificativos, fazer melhor do que na temporada passada (11.º lugar), mas tendo em conta a situação atual na tabela classificativa, o Rio Ave vai começar por avançar  “jogo a jogo…olhando sempre para cima e com espírito ganhador”.

“Tentar encontrar o equilíbrio entre ganhar e rentabilizar o plantel” é um dos objetivos de Petit.

Rio Ave e Boavista têm até esta altura (vai ser cumprida a 11.ª jornada) os mesmo número de pontos, nove, ou seja, apenas dois degraus acima do primeiro lugar de potencial descida de divisão.

 

Array