Depois de ter anunciado em Julho de 2022 uma reunião de trabalho com o Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas e com o Vice Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, onde abordou o tema da Ecovia do Ave e sua ligação ao município da Trofa, o Presidente da Câmara Municipal apresentou a 11 de Outubro de 2024 os projectos da Ecovia do Ave e do Parque ribeirinho. Mais de dois anos depois. É tarde, mas é uma iniciativa muito positiva. Numa primeira fase a ecovia ligará a azenha até à ponte de Retorta. Ansiamos a continuidade até Fornelo e consequente união à sua gémea trofense. Bom seria que também se incluíssem as margens do Este transformando-se na Ecovia da Bacia Hidrográfica do Ave.
Espero que este plano, que tem presente a devolução do rio à população, considere a urgência da protecção do Ave e respectivas fauna e flora, da sua imprescindível despoluição, da preservação do património histórico, da recuperação de trilhos ancestrais, do recurso à construção de estruturas apenas onde não seja possível outra solução minimizando a intervenção humana na paisagem natural e o potenciamento do Ave como pólo de actividades desportivas, pedagógicas e de lazer.
É um sonho de toda a população vilacondense. E, por isso, é imprescindível o contributo das freguesias na sua concepção. Uma comissão consultiva formada pelas Juntas de Freguesia e Uniões de Freguesia banhadas pelo Ave e pelo Este, indicando os trilhos e auxiliando na solução para as ligações da via nas confrontações das freguesias, enriqueceria o projecto e aproximaria a população a este desígnio. Traçar uma ecovia ao longo dos dois rios ignorando a colaboração dos representantes das freguesias de Vila do Conde, Junqueira, Azurara e Macieira da Maia bem como das Uniões de Freguesias de Touguinha/Touguinhó, Bagunte/Ferreiró/Outeiro Maior/Parada, Retorta/Tougues, Fornelo/Vairão e Rio Mau/Arcos é desprezar a sabedoria de quem tem melhor conhecimento do território.
A constituição desta Comissão poderá, desejavelmente, inspirar a criação de uma Comissão Intermunicipal que tenha por desígnio a criação da Ecovia Integral do Ave desde a nascente até à foz. E isso seria lindo!
Publicado na última edição em papel. Outras opiniões: Elizabeth Real de Oliveira, Adelina Piloto, João Paulo Meneses, Abel Maia e Fátima Augusto.

