A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Ave localizada em Tougues, Vila do Conde, vai ser gerida nos próximos sete anos (renovável por mais três) pela Luságua- Serviços Ambientais, uma empresa do Grupo Aquapor que venceu o concurso lançado pela Águas do Norte (capitais públicos), a proprietária do equipamento.
A Aquapor (adquirida em 2021pelo grupo francês SAUR) cita, em comunicado, Ivo Barga, diretor de Operações da Luságua que garante a introdução na ETAR vilacondense de “tecnologias inovadoras” para “otimizar a utilização de recursos e promover a sustentabilidade ambiental”.
As medidas previstas, acrescenta a Aquapor, preconizam a redução “em peso a quantidade de subprodutos removidos da ETAR”, a otimização do “tratamento biológico e linha de lamas”, a diminuição dos consumos de energia e a substituição da “Bomba de Molhe Sul”.
A Aquapor tem até agora mais de mil funcionários e serve 61 municípios com 2,2 milhões de habitantes.
Com a gestão da ETAR de Tougues chega a mais 83 quilómetros de saneamento, numa área com potencialmente 300 mil pessoas.
A ETAR em Tougues, especifica a Águas do Norte, “trata anualmente cerca de 5 milhões de metros cúbicos de águas residuais” oriundos dos concelhos de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.

