Chama-se “kirk” a tempestade que está a caminho do noroeste da Península Ibérica e que deve agravar as condições do tempo na tarde desta terça-feira, sendo particularmente incisiva amanhã, quarta-feira.
Se não alterar a sua trajetória, o fenómeno meteorológico pode atingir Vila do Conde e territórios vizinhos.
O Instituto Português do Mar do Atmosfera lança para o distrito do Porto diversos avisos amarelos por causa da precipitação e vento fortes a partir das seis da tarde, mas no caso da ventania piora para “Laranja” a advertência a partir das três da madrugada e até às 9 da manhã.
O mar também não vai estar para brincadeiras, e o IPMA pinta de amarelo a costa distrital entre as nove da noite de hoje as nove de amanhã de manhã, mas depois, a partir dessa hora, agrava para “laranja” o aviso que durará até à meia-noite, prevendo uma ondulação que pode chegar aos 12 metros de altura.
Precisamente sobre o estado do mar, a Comandante da Capitanias de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, Mónica Martins, emitiu um “comunicado operacional” que partilhou com o jornal Terras do Ave pedindo a divulgação dos cuidados a ter pelos residentes nesta zona.
“À população em geral, que habitualmente frequenta as zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral oeste do Continente, aconselha-se que se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”, lê-se no documento da oficial.
“Aconselha-se muito particularmente os pescadores lúdicos de pesca à cana para que assumam extrema cautela, evitando pescar junto a falésias, arribas, quebra-mares e zonas rochosas nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições extremas o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, reforça.
Nesta altura já estão fechadas à navegação as barras de Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Caminha, Douro e Vila Praia de Âncora.
Os portos de Aveiro e Figueira da Foz têm movimentação condicionada e somente Viana do Castelo e Matosinhos (Leixões) possuem o semáforo verde.

