Aí está mais uma competição internacional conquistada pelo  Opus Trio, agrupamento constituído por três professores do Conservatório de Vila do Conde.

Desta vez, Aires Pinheiro (guitarra), Anna Pereira (violino) e António José Oliveira (violoncelo) ganharam o 1.º prémio na categoria  “Música de câmara” do BTHVN Wien Competition, um concurso austríaco que decorre à distância (submissão de vídeo pela Internet), sendo o júri constituído por membros de conservatórios (este ano de Amsterdão (Países Baixos), Boston (Estados Unidos), Paris (França), Bruxelas (Bélgica), Pequim (China), ainda de escolas de música (Madrid (Espanha) e Manhattan (Estados Unidos) e de orquestras (de Nova Iorque (Estados Unidos) e Singapura).

Os vilacondenses ficaram à frente dos chineses Parallel Duo.

O Opus Trio já arrecadou as distinções principais noutras competições semelhantes, designadamente no New York Classical Debut Awards (Estados Unidos, recorde aqui), Amadeus International Music Awards, de Salzburgo (Áustria, aqui)); Birmingham International Music Competition (Reino Unido, aqui) e Euterpe Music Awards, de Berlim (Alemanha).

A conquista desta última distinção, a germânica, permitiu ao ensemble de Vila do Conde apresentar-se na Kammermusiksaal da Filarmónica de Berlim, no passado mês de junho.

E por causa da vitória no referido concurso norte-americano, os músicos vão poder atuar no próximo dia 16 de novembro em Nova Iorque (7.ª Avenida, Manhattan), em concreto no prestigiada sala Carnegie Hall.

Array