A Real Confraria Villa de Comite já se estreou, oficialmente, num evento internacional.
A primeira participação fora do país da instituição de Vila do Conde, presidida por Dilma Pontes, aconteceu no Luxemburgo no 1.º Encontro das Confrarias Portuguesas que, no passado fim-de-semana, reuniu na cidade de Esch-sur-Alzette entidades que defendem a gastronomia e a cultura nacionais.
Além da confraria vilacondense estiveram no Grão-Ducado representantes da gastronomia de de Braga, Guimarães, Ílhavo, Monção, Madeira, Lafões, Almeirim, Estarreja e Cinfães, mas também de órgãos congéneres da Bélgica, Suíça e França.
A organização esteve a cargo da Confraria Gastronómica dos Sabores Portugueses que aproveitou para efetuar o seu quarto capítulo com entronização de novos confrades.
Os participantes desfilaram, devidamente trajados, pela cidade luxemburguesa (foto em destaque com Dilma Pontes em primeiro plano, de azul) e tiveram uma receção na Câmara Municipal que possui um vereador, Bruno Cavaleiro, que é lusodescendente.
Do programa do evento fez ainda parte uma receção oficial, com jantar, na casa do embaixador português, Pedro Sousa e Abreu, que agradeceu as presenças e sublinhou a importância do trabalho das confrarias na divulgação da gastronomia nacional que “ainda está muito por descobrir no estrangeiro e no Luxemburgo em particular”.
A Villa de Comite teve também a oportunidade de estar no Festival Culinário Intercultural onde divulgou o património, a gastronomia, o artesanato e o turismo de Vila do Conde.

Na frente interna, a confraria vilacondense (de azul) esteve presente no XX Capítulo das Tripas à Moda do porto que decorreu, no passado sábado, no Palácio da Bolsa, no Porto, como ficou fixado para a posteridade na imagem em baixo:


