A vilacondense Luana Dourado garantiu a passagem aos quartos-de-final “Maldives Pro Bodyboarding World Tour 2024” ao vencer esta 3.ª feira o “heat” com a participação de mais duas portuguesas: Teresa Padrela e Joana Schenker.
Nas Maldivas o horário está adiantado quatro horas em relação a Portugal e, por isso, a competição já terminou por hoje.
“Com esta passagem já igualei o meu melhor registo, quinto lugar. Agora o sonho está vivo é acreditar. E dar o meu melhor”, escreveu a jovem de Vila do Conde na sua página oficial das redes sociais.
A prova está integrada no mesmo circuito mundial (IBC) onde Luana Dourado, na altura com apenas 14 anos de idade, se sagrou vice-campeã júnior (agora já tem 15 anos, feitos no dia 27 de julho).
No entanto, nas Maldivas não há provas de para juniores femininos (daí a ausência de algumas competidoras mais novas) e a bodyboarder, que concorre com as cores do Naval Povoense, está a disputar a prova “Open”, ou seja, para todas as idades.
Por exemplo, hoje Luana competiu com Joana Schenker, que fará 37 anos em outubro, e com Teresa Padrela, que tem 23 anos.
Nas ondas do Oceano Pacífico, em concreto nas praias da cidade de Malé, em Varunulaa Raalhugandu, Luana Dourado terá pela frente a espanhola Teresa Miranda Padilla.
Em seniores masculinos, Joel Rodrigues (foto em baixo), da ADCR Caxinas e Poça da Barca, não conseguiu chegar aos quartos-de-final tendo sido eliminado pelo brasileiro Gabriel Braga que está na luta pelo título mundial, taco-a-taco com o espanhol Armide Soliveres (Canárias).
Ainda assim, o “Foguete-das-Caxinas” garantiu o nono lugar da competição o que, depois de todas as contas feitas, lhe permitirá subir no “ranking mundial” (à partida para a prova nas Maldivas estava na posição 29 do Word Tour).
A próxima etapa do mundial de bodyboard será em Sintra entre 3 e 8 de setembro e o encerramento do circuito acontecerá em Espanha, nas Canárias, entre 12 e 27 de outubro.


