O vilacondense José Leonel Ramalho integrou com Alfredo Faria (Gemeses, Esposende) o K2 de Portugal que este domingo terminou no 10.º Lugar no Campeonato da Europa de Canoagem de Maratona,  em Poznam, Polónia.

A dupla portuguesa foi a melhor nas sétimas primeiras voltas ao circuito, mas na última passagem por terra e quando prosseguia na frente da prova foi obrigada, pela arbitragem, a cumprir uma penalidade (parando na plataforma durante 30 segundos, como se vê na imagem) e a falta somente um quilómetro já não pôde lutar pelo título conquistado pelos dinamarqueses.

Através do sítio na Internet da Federação de Canoagem, o técnico nacional, Rui Câncio, explicou que na passagem pela sexta portagem, “ao saírem do barco, o Zé [José Leonel Ramalho] tirou a algália e pô-la na plataforma, mas devido ao vento a mesma foi projetada para dentro de água e de acordo com as regras” a equipa sofreu uma penalização que “infelizmente bateu na última passagem”.

Recorde-se que o atleta de Vila do Conde que representa o Clube Náutico do Padro não concluiu a prova de ontem de K1 quando uma avaria na embarcação o impediu de terminar a competição (recorde aqui e aqui).

Na prova curta, em K1, José Leonel Ramalho conclui no nono lugar.

O próximo campeonato de maratona, em 2025, será organizado por Portugal.

Esta é uma notícia em atualização.

 

Array