Já há peça vencedora da Prémio Feira Nacional de Artesanato (FNA) 2024, certame que está a decorrer em Vila do Conde.

Chama-se ‘Suspiro da Liberdade’ e é de autoria de Vivian Cabral que correspondeu ao objetivo genérico da distinção– “dignificar o artesanato e incentivar a qualidade e a defesa de valores de raiz histórico-cultural”, segundo uma informação da Associação para a Defesa do Artesanato e Património de Vila do Conde (a entidade organizadora da FNA) –  desta vez subordinada ao tema “Liberdade, assinalando os 50 anos da Revolução dos Cravos”.

O vencedor ganhou três mil euros mais mil do que o trabalho que ficou no 2.º lugar: ‘Semear a Liberdade’, de Ana Sousa Santos, Santa Maria da Feira.

O terceiro posto (mil euros) foi repartido por ‘Liberdade’, de Lourdes Ferreira, Maia, e ‘Alegoria aos 50 Anos de Liberdade’, de Fernando Miguel, Caldas da Rainha.

Houve mais de 60 trabalhos candidatos.

No Concurso Jovem Artesão, patrocinado pelo Crédito Agrícola, venceu a artesã Ana Sousa Santos com a peça “Colmeia Selvagem” (imagem em baixo), tendo o júri, segundo a mesma fonte, destacado a “complexidade, qualidade técnica e estética da peça”.

E amealhou dois mil euros correspondente à vitória.

Rafaela Araújo Pereira obteve uma menção honrosa com ‘Bolsa de Vime’, pela “qualidade e cuidada execução da peça, numa arte que se encontra ameaçada”.

Ao todo concorreram 31 jovens. a um prémio, que foi atribuído pela primeira vez no ano passado, e que se destina “a galardoar um trabalho numa das áreas do artesanato tradicional, com a finalidade de incentivar e destacar a criatividade dos jovens até 30 anos”.

Fotos: CMVC/ Sara Claro

Array