É esta 6.ª feira que, em Vila do Conde, sobe o pano da edição 32 do Festival de Curtas Metragens que vai exibir, numa semana, 239 obras de 45 países.
As competições vão abranger sete vertentes: nacional (17 filmes concorrentes), internacional (31), experimental (23), “take one” (15), vídeo musicais (12), “my generation” (11) e curtinhas (18).
Hoje, porém, só há filmes misturados com música.
Às 20h00, no Teatro Municipal, será possível admirar a sonorização ao vivo feita por João Gonzalez para os seus filmes (20h00) que serão projetados entre os quais “Ice Marchants” que em 2023 foi nomeado para os Óscares e o recente “A pedra sonha dar flor”.
O certame terá um foco especial (“In focus”) apontado para o francês Bertrand Mandico), a romena Elina Lowensohn (atriz que participou em “A lista de Schindler”), o cineasta de animação Alberto Vásquez, a catalã Laura Ferrés e o grego Yorgos Zois (sexta, 19 às 17h30).
Morgan Quaintance, artista britânico terá uma exposição a partir de amanhã, 13 de julho, na Solar-Galeria de Arte Cinemática e que se chama “Efforts of Nature IV”.
O festival de Curtas-Metragens também está em destaque na edição em papel do seu jornal Terras do Ave que já encontra nas bancas.

