No concelho de Vila do Conde o padroeiro é o S. João, mas o S. Pedro também tem alguns pontos festivos.

E algumas indicações chegaram à redação do seu jornal Terras do Ave.

Por exemplo, em Fajozes o tributo ao santo pescador terá dois dias de festejos.

Começa esta, sábado 29 de junho, com uma arruada pelo Grupo de Bombos de Modivas (9h30) e às sete da tarde abre o recinto do arraial no recinto do Salão Paroquial.

Uma hora depois as marchas concentram-se junto ao cruzeiro, preparando-se para o desfile que culminará com a atuação às nove da noite. Entre as participantes estará uma do Centro de Reabilitação Prof.Dr. Jorge Azevedo Maia, uma unidade da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

Às 22h30 haverá cantares ao desafio por Gonçalo Moreira e Pedro Mendes e às 23h30 a música é tocada pelo DJ Miguel Bravo.

Domingo o destaque vai para a saída da procissão às 16h45, mas antes, às 16h00, haverá a Eucaristia Solene em honra de S. Pedro.

Na freguesia de Vila Chã, o Grupo Folclórico promove na noite deste sábado uma “Festa dos pescadores” com as atuações da Marcha Infantil da Escolinha do Facho, a Marcha de Vila Chã e a Marcha das Sargaceiras de Angeiras.

O espetáculo vai decorrer no Largo dos Pescadores às 21h00, mas ao final da tarde, às 18h00, começam a ser assadas as sardinhas.

A Banda 5.ª Avenida e Hélder Silva também vão ajudar a manter a festa sempre animada.

Recorde-se ainda que, na cidade, no lugar de Formariz existe uma capela (na imagem) dedicada a S. Pedro (a atual foi erigida em 1956) o que, segundo alguns apontamentos históricos, já sucederia em 1220, no tempo de D. Afonso II.

Às sete da tarde será lá celebrada uma Eucaristia.

Array