A cientista vilacondense Joana Xavier, do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP), vai liderar um projeto de exploração e observação do mar profundo português.
O projeto, intitulado “TwinsDEEPS”, agrega mais três entidades estrangeiras que uma informação da Universidade do Porto considera serem “três centros europeus de excelência nesta área de investigação: o Instituto de Investigação Marinha (Noruega), o Instituto Real Holandês de Investigação Marinha (Holanda) e o Instituto Alfred Wegener de Investigação Polar e Marinha (Alemanha)”.
O investimento previsto é de 1,5 milhões de euros e será financiado pela Comissão Europeia.
Considera-se o oceano profundo a coluna de água e leitos marinhos abaixo dos 200 metros de profundidade. Em Portugal tal representa 96 por cento da sua área marítima.
Essa última camada de mar, segundo Joana Xavier, “é cada vez mais reconhecida por desempenhar papéis fundamentais no funcionamento dos ecossistemas à escala planetária, entre eles a reciclagem e armazenamento dos principais nutrientes (incluindo carbono)”.
E também fornece ”habitat, áreas de berçário e alimentação para espécies exploradas comercialmente” assim como é a “principal fonte de produtos naturais marinhos, recursos genéticos e minerais, e biomateriais”.
Além do inegável interesse académico e científico, Joana Xavier pretende igualmente “aproximar a sociedade a esta vasta componente do Oceano, da qual o seu bem-estar depende, e promover uma participação mais ativa e informada em prol da gestão sustentável desta herança marítima para as gerações futuras”
Recorde-se que recentemente a investigadora vilacondense foi homenageada pelo Centro Organográfico das Baleares (Espanha) e pelo Museu da Evolução da Universidade de Uppsalad (Suécia) com a atribuição do seu apelido a uma das oito novas espécies de esponjas marinhas estudadas, que passou a designar-se “Caminus xavierae” (recorde aqui).
A antiga aluna na Escola Secundária José Régio, em Vila do Conde, tem também o seu nome em mais duas espécies marinhas: a Calthropella (Calthropella) xavierae e a Hymedesmia (Hymedesmia) xavierae.
Array

