É este sábado que a Coligação Democrática Unitária (CDU),que agrega o Partido Comunista Português e o Partido Ecologista “Os Verdes, vai organizar “um protesto” em Vila do Conde pelo facto do Distrito do Porto não contar da lista de antigas vias SCUT (Sem Custos para o Utilizador) que a partir de 1 de janeiro de 2025 – e fruto de um projeto-lei do PS – vão ter a isenção de pagamento de portagens.

A contestação da CDU está agendada para as 15h00 “na rotunda da Avenida 25 de Abril com a Avenida Portas Fronhas”, revela a organização.

A coligação partidária considera “uma injustiça” a manutenção da cobrança nos pórticos da A28 existentes no distrito (Vila do Conde e Póvoa) e assim como na A41 (Matosinhos – Espinho),  A42 (Alfena -Felgueiras), A29 (de Vila Nova de Gaia a Albergaria) e A4 (Matosinhos – Bragança) – vários pórticos.

Recorde-se que a edição em papel do seu jornal Terras do Ave traz uma abordagem a este assunto das portagens com dados e argumentos esgrimidos.

A CDU defende não só a retirada da cobrança que, diz, “constitui um rude golpe no tecido económico da região” assim como “a reversão das concessões a privados” dado que “decorridos todos estes anos é possível concluir que neste processo só as concessionárias, às quais o Estado entrega mais de mil milhões de euros líquidos por ano, ficaram a ganhar”.

Face a isto, “há que protestar”, defende a coligação.

Array