Em comunicado enviado ao jornal Terras do Ave, a Câmara Municipal de Vila do Conde anuncia o lançamento do “Concurso público da Requalificação Urbanística do Espaço Público dos Armazéns dos Aprestos”, na Avenida Infante D. Henrique (na marginal de Poça da Barca) sobre as estruturas construídas, no interior do porto de Pesca da Póvoa de Varzim (molhe sul), pela Associação Pró-Maior Segurança dos Homens do Mar.
É um espaço que há anos possui uma vedação que retirou aos peões e aos moradores (sobretudo em pisos baixos de prédios e casas) a vista direta para o mar, suscitando os protestos dos afetados.
Recorde-se que na cerimónia de inauguração dos armazéns, em 2 de julho de 2022, o presidente da Câmara de Vila do Conde, Vítor Costa já apresentara, perante a ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes e a secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, o projeto do arquiteto Caldeira Figueiredo (revisto em fevereiro de 2023) que só agora sai para o consequente concurso público de atribuição da empreitada.
Ali nascerá um “parque lúdico” com um “grande espaço aberto multifuncional, concebido para o uso recreativo diário, lazer e prática desportiva informal, além de proporcionar as condições necessárias para a realização de espetáculos musicais, mostras e feiras temáticas, e outros eventos culturais”.
O preço-base do concurso é de um milhão e 950 mil euros (mais IVA) e o prazo de execução de 270 dias (nove meses) estando aberto “até ao dia 8 de junho”, refere a Câmara que cita Vítor Costa nestes termos: “o nosso compromisso é oferecer à população e aos visitantes um espaço multifuncional que promova o desenvolvimento comunitário e turístico da região” .
Na próxima edição do jornal Terras do Ave poderá encontrar mais pormenores sobre esta matéria.
Array



