No passado dia 9 de abril, de modo a “promover a internacionalização e a excelência académica, representantes de universidades sul-americanas embarcaram numa jornada de cooperação transatlântica, culminado numa visita à Escola Superior de Hotelaria e Turismo (ESHT)”, lê-se no comunicado envido ao Terras do Ave.

Um dos objetivos desta iniciativa passava pelo “conhecimento dos modelos de ligação entre as instituições de ensino superior e as empresas”. Deste modo, os presidentes da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, Ricardo Santos, e da Associação Empresarial da Póvoa de Varzim, Joaquim Araújo, também estiveram presentes na visita e “apresentaram a dinâmica económico-empresarial de cada um dos municípios”. Os representantes das instituições ainda debateram sobre “oportunidades de colaboração, desde programas de intercâmbio de estudantes e docentes até projetos de investigação conjunta”, refere a instituição, visto que este encontro se sucedeu num momento “de crescente intercâmbio global de conhecimento”.

A delegação estrangeira foi composta por reitores e representantes das universidades colombianas, Universidad Autonoma de Manizales e Universidad de Caldas; das instituições mexicanas, Universidad Autonoma de Nayarit e Universidad Tecnologica de Nayarit. Estiveram ainda presentes representantes da Câmara de Comércio Manizales por Caldas e da Fundacion Luker, da Colômbia.

Array