A partir de amanhã, 16 de abril, o projeto-piloto “Ligue Antes, Salve Vidas” estende-se à urgência pediátrica da Unidade Local de Saúde Póvoa de Varzim/ Vila do Conde.
Neste momento, encontra-se em vigor a segunda fase deste projeto e “92,6% dos utentes que recorreram ao Serviço de Urgência já chegaram previamente referenciados pela Linha de Saúde 24, ou através do INEM/CODU”, lê-se no comunicado enviado à nossa redação. E é exatamente por causa deste “cenário extremamente positivo para a autorreferenciação, que o procedimento vai alargar-se à Urgência pediátrica”. O objetivo com este alargamento é “alcançar os níveis de autorreferenciação já atingidos no atendimento de adultos”. Atualmente, “50% das crianças atendidas no Serviço de Urgência já chegam previamente referenciadas”.
Este projeto-piloto arrancou há 12 semanas, e desde o início da 2ª fase, a 16 de janeiro, potenciou “a marcação direta, nas Unidades de Saúde Familiar, de 8731 consultas, originando, em paralelo, 2482 referenciações para marcação de consulta (entretanto, já efetivadas)”.

