No passado dia 12 de abril, Dia Nacional do Ar, foi instalada uma nova “Estação da Qualidade do Ar” pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde. Este projeto surge no âmbito do Plano Municipal de Ação Climática (PMAC) de Vila do Conde e do projeto MAELSTROM, contando com o apoio da Universidade de Malta.
Este equipamento permitirá a monitorização, em tempo real, de “vários descritores ambientais, entre os quais as leituras de temperatura, humidade, pressão atmosférica, Monóxido de Carbono (CO), Óxidos de Azoto (NO, NO2), Dióxido de Enxofre (SO2) ou Sulfureto de Hidrogénio (H2S), Ozono Troposférico (O3), Medidor de Partículas (PM0.5, PM0.7, PM1, PM2.5, PM10) e Sonómetro (nível de pressão sonora)”, descreve a instituição através de um comunicado enviado à nossa redação.
Também no âmbito do projeto MAELSTROM, em novembro do ano passado, o CMIA de Vila do Conde instalou uma tecnologia subaquática inovadora para recolher plásticos e detritos inorgânicos no rio Ave.
Já no próximo dia 24 de abril, às 11 horas, o CMIA de Vila do Conde proporcionará uma palestra online intitulada “Ecologia e Conservação dos anfíbios de Portugal” proferida pela Doutoranda Marisa Naia. Esta iniciativa surge no âmbito do Dia Mundial da Terra e do Save the Frogs Day, que são celebrados nos dias 22 e 29 de abril, respetivamente. A participação está aberta ao público em geral de forma gratuita, mas é necessário que os interessados se inscrevam aqui.
Array

