Os quatro pontos que estavam na ordem-de-trabalhos da sessão extraordinária de ontem, 4.ª feira, foram todos aprovados, mas nalguns momentos o debate voltou a subir de tom como tem sido habitual na Assembleia Municipal de Vila do Conde.
Por exemplo, Marta Simães, do Movimento Elisa Ferraz/ Nós avançamos Unidos (NAU) acusou o presidente da Câmara de pretender “regularizar uma ilegalidade” – a concessão de benefícios fiscais à empresa que construiu o complexo Belamar – com a apresentação de uma alteração ao Regulamento dos Projetos Económicos de Interesse Municipal (PEIM).
Vítor Costa contrapôs dizendo que as mudanças em regulamentos não têm efeitos retroativos, secundando João Fonseca (PS) que acusara a eleita da NAU de promover um “debate rasteiro”.
Já Alexandre Raposo (PSD) contestou a retirada do regulamento da obrigatoriedade da assembleia ter conhecimento prévio dos projetos que terão benefícios fiscais e/ou redução de taxas.
“É uma proposta de alteração que coloca em cima das nossas mentes, suspeitas de falta de transparência”, acrescentou Sérgio Gomes (Chega).
A proposta de alteração do PEIM teve os votos contra do PSD, NAU e Chega.
Também o Plano Municipal de Ação Climática passou (abstenções da NAU, PSD e Chega) assim como, por unanimidade, a repartição de encargos de obras de requalificação urbana a realizar em Caxinas e Poça da Barca, em concreto nas ruas da Alegria, Violetas, Dálias, Rosas, Mareantes, Infante Santo, São Pedro Pescador e Travessa de Poça da Barca.
Serão investidos 4,2 milhões de euros em obras de requalificação urbana (no subsolo e à superfície) e avançarão primeiro os trabalhos nas ruas das Dálias e Alegria já que nessas vias ocorrem inundações com frequência. Neste próximos dias, adiantou Vítor Costa numa conferência de imprensa realizada também ontem, deve ser aberto o concurso da empreitada que vai durar dois anos (na totalidade do quarteirão).
Na edição em papel do seu jornal Terras do Ave são habituais as reportagens sobre o que se passa nas reuniões de câmara e nas sessões da assembleia municipal. 
