Esta 4.ª feira chega a primavera acompanhada de mais uma edição em papel do seu jornal Terras do Ave que, sendo a primeira após as eleições legislativas, dedica uma parte importante à votação em Vila do Conde – daí a manchete- podendo encontrar no interior gráficos, análises, opiniões e registos para a história, entre outros pormenores.
Mas a publicação de hoje é também a anterior à Páscoa e, por isso, traz uma entrevista ao prior Paulo César Dias que faz não só o enquadramento da maior data para os católicos, mas também revela os significados de alguns símbolos e cerimónias. Por exemplo, sabe o que representam os ramos do próximo domingo? E o Lava-Pés? Encontra as repostas a essas e outras dúvidas na conversa impressa no miolo do jornal.
Também lá está o laico gosto pelas iguarias açucaradas da época e fomos falar com Artur Mancilhas que faz “o melhor pão de ló do mundo” e Zélia Batalha que tem os segredos do “Pão doce”, tão típico de Vila do Conde.
A abertura da unidade hoteleira de luxo no antigo Mosteiro de Santa Clara também vem ao rosto da publicação assim como a menção a outras obras de recuperação do património em Fajozes (em curso) e Labruge (inaugurada).
E já deve ter dado conta que nos últimos 15 dias houve acidentes a mais na Estrada Nacional 309 que passa, por exemplo, por Bagunte e Parada. Ora, ainda não querendo estabelecer um nexo de causalidade, o presidente da junta confidenciou à nossa redação que a via está em más condições e já pediu a intervenção da Infraestruturas de Portugal.
A abertura do “Pavilhão das Caxinas” sem inauguração também é noticiada, não esquecendo a componente política que lhe está associada.
No desporto, a sucessão de empates do Rio Ave não o deixa descolar para zonas mais tranquilas da tabela e esse é também um tema abordado na crónica de João Paulo Meneses que puxa igualmente para a atualidade a formação da SAD que parece ter caído no esquecimento dos rioavistas.
Por falar em opinião, encontra também (sobre outros assuntos) os artigos de Romeu Cunha Reis, Miguel Torres, Pedro Pereira da Silva, Elizabeth Real e Carlos Real.
Tudo isto que descrevemos é apenas o cartão-de-visita do jornal para uma incursão mais detalhada a fazer por outros assuntos que também estão no recheio e merecem um olhar atento. A batalha política na reunião de câmara, o passo dado para a instalação do hospital no palacete Pizarro Monteiro, as proezas no futsal, btt e desportos aquáticos, as novidades no mundo rural e até a Escola de Artes da Vila que enfrenta algumas dificuldades, são matérias que também podiam estar na 1.ª página.
Encontra o seu jornal Terras do Ave à venda nos locais habituais ou na caixa de correio que, como assinante, tiver escolhido para maior comodidade.
Array
