Amanhã, dia 26 de março, assinala-se o “Dia de Vila do Conde” já que é dessa data o documento mais antigo que se conhece com a referência à então comunidade local, a Villa de Comite.
Trata-se de uma carta de compra e venda por Flamula Pelagius (Chamoa Pais) ao abade Gonta e seus irmãos e irmãs do cenóbio duplex (de monges e freiras) de Guimarães, com data de 29 de março do ano de 953, ou seja, foi lavrada há 1071 anos.
Nesse documento (imagem em baixo), que está no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, aparecem referências à então área territorial do negócio – a Villa de Comite e a Villa Quintanella (Quintela, Argivai, Póvoa de Varzim) -, mas também às confrontantes como a Villa Fromarici (Formariz), Villa Euracini (Póvoa), Villa Tauquinia (Touguinha), Villa Argevadi (Argivai) e Villa Anserici (Anseriz,Argivai).
Para assinalar a data do documento (o povoamento é muito mais antigo), a Câmara de Vila do Conde vai organizar uma visita a vários locais com monumentos nacionais e às 14h00 inaugurará, no Centro Municipal da Juventude, um espaço intitulado “Vila Jovem” e apresentará a “Estratégia Municipal da Juventude”. A edilidade refere que foi já neste contexto que, no passado sábado, houve o concerto da cantora Carolina Deus.
O património e a história são assuntos abordados com frequência na edição em papel do seu jornal Terras do Ave.

