Foi anunciado ontem que o filme “Ice Merchants” do realizador João Gonzalez venceu dois prémios no Festival de Animação de Tóquio: o Grande Prémio de Melhor Curta-Metragem e o Prémio Governador de Tóquio.
O filme do realizador, com raízes vilacondenses, estreou em maio de 2022, no Festival de Cinema de Cannes (França), e desde aí que já conquistou 132 prémios em diversos concursos internacionais, para além de uma nomeação nos Óscares em 2023 (fazendo capa no Terras do Ave na edição de 25 de janeiro de 2023).
“Ice Merchants” retrata uma história, sem diálogos, sobre pai e filho que produzem gelo na sua casa e, todos os dias, saltam de paraquedas de um penhasco para o vender na aldeia, no sopé da montanha. De acordo com os dados da Agência de Curta-Metragem, o filme de João Gonzalez já foi assistido por cerca de 270 mil pessoas, sendo que em Portugal foi o segundo filme nacional mais visto em sala com 13 944 espectadores. Esta semana, os filmes do realizador português serão exibidos no Encontro de Cinema de Bergamo, na Itália, que decorre até ao próximo dia 17.
João Gonzalez é filho dos vilacondenses Pedro Almeida e Helena Paula Gonzalez, neto do comandante João Morais de Almeida e da professora Helena Gonzalez. Estudou na ESMAD e, em 2022, a sua curta-metragem recebeu o prémio da Competição Nacional de Curtas-Metragens.
Array
