A Semana Santa teve início no domingo passado com a bênção dos ramos. Nesta quinta-feira, decorrerá a missa de Lava-pés, pelas 21 horas, na Igreja Matriz de Vila do Conde.

Na edição que se encontra nas bancas, consta uma entrevista com o prior Paulo César Dias que explica o significado da cerimónia do Lava-pés.

 

Há neste período e, especialmente, na Semana Santa que começou no Domingo (dia 24) vários símbolos e rituais que importa aprofundar. Por exemplo, qual o significado da cerimónia de Lava-pés, associada à Ceia do Senhor, na 5.ª feira?

Prior Paulo César Dias – A cerimónia do Lava-pés, bom, é uma das mais belas expressões de amor que o mundo já viveu e testemunhou, indo muito para lá da mera ação física. Trata-se de um gesto desconcertante, vivido por Jesus, e ao qual todos nós somos desafiados: “Fazei-o, vós também”, diz Jesus aos seus discípulos, por conseguinte, a cada um de nós, crentes ou não crentes. Jesus convida a colocarmo-nos no lugar do outro. A amar o outro com o mesmo amor com que nos amamos. Mais: a amar com o mesmo amor com que Ele nos amou. Já imaginámos como o mundo seria se isso se tornasse prática comum? Se fizéssemos como o Papa Francisco fez, imitando o Mestre, ao beijar os pés dos líderes do Sudão do Sul? Essa é a força do amor louco que resplandece em cada quinta-feira Santa e no gesto do Lava-pés.

Array