No próximo dia 10 de março os portugueses vão eleger os deputados à Assembleia da República e o Terras do Ave convidou todos os partidos que concorrem pelo Círculo do Porto a responderem (num tamanho limitado a menos de 500 carateres e num prazo definido) à simples questão que titulamos e que, afinal de contas, é aquilo estará também em jogo para os cidadãos de Vila do Conde (simbolicamente, porque é aqui que estamos sediados). Há listas 16 concorrentes, mas nem todos participaram no inquérito.

A seguinte sequência de respostas é a que está no boletim de voto (saltando sucessivamente quem não enviou o texto) e cuja imagem, que aqui também publicamos, é a oficial. Apresentamos também as fotografias dos cabeças-de-lista pelo Porto, nos casos em que nos foram remetidas.

 

LIVRE

JORGE PINTO
Cabeça de lista

Com 1 deputado em 20 meses, o LIVRE já melhorou a vida das pessoas. O nosso Contrato com o Futuro resgata o SNS, reforça a Escola Pública e garante a habitação, preocupações presentes dos vila-condenses. Mais: acelera a descarbonização com o Novo Pacto Verde, alarga o projeto-piloto da semana de 4 dias e faz a regionalização, garantindo um futuro justo para todas as pessoas, onde quer que vivam.

 

BLOCO DE ESQUERDA

MARIA MATIAS
Cabeça de lista

“Queremos uma vida boa para todos: habitação pública em edifícios devolutos e municipalização dos serviços de água; promover produtos da agricultura e pesca locais com centrais públicas de recolha e distribuição; novo Hospital e rede pública de cuidados; progressiva gratuitidade nos transportes públicos; despoluição do Ave e proteção da Reserva Ornitológica do Mindelo; precariedade zero na cultura.”

 

CDU

ALFREDO MAIA
Cabeça de lista

Dar força à CDU é dar força a quem trabalha, ao aumento dos salários em 15% com um mínimo de 150 euros, ao aumento das pensões e reformas em 7,5% com um mínimo de 70 euros, repor serviços de saúde retirados a Vila do Conde e a concretização do investimento há muito prometido no Centro Hospitalar, o fim das portagens na A28, a valorização da pesca e da agricultura e das actividades produtivas.

 

ALTERNATIVA DEMOCRÁTICA NACIONAL

NUNO PEREIRA
Cabeça de lista

Não são só os vilacondenses que terão a ganhar, será todo o distrito do Porto. O Partido ADN é o único partido conservador português (pois o único conservador, o CDS, juntou-se a um PSD com políticas de esquerda LGBT e doutrinação de crianças nas escolas e outras políticas de esquerda, como a abertura de fronteiras, etc), que defende a família como base principal da estrutura social.

 

VOLT

DANIEL GAIO
Cabeça de lista

Com o Volt Portugal, os Vila-Condenses podem esperar uma mudança de paradigma na forma de fazer política em Portugal, com o nosso objetivo sendo a média europeia. Promovemos a promoção de uma economia sustentável que crie empregos locais e proteja o meio ambiente, o investimento em infraestrutura de transportes públicos moderna e eficiente e políticas inclusivas para igualdade de oportunidades.

 

JPP

ANA TEIXEIRA  (Imagem não fornecida)
Cabeça de lista

Um voto no partido Juntos pelo Povo (JPP) é um garante de uma voz isenta, sem amarras e que realmente sente as dificuldades dos nossos cidadãos. O JPP é um partido de valores, humanista e com preocupação social, que nasceu da vontade alguns homens e mulheres, que defendiam e continuam a defender, que a Política e a Democracia não são um exclusivo de uma minoria de “iluminados” que na maioria das vezes governa, sem olhar para as pessoas que realmente fazem avançar o nosso país.

 

PCTP/MRPP

ANTÓNIO PEDRO RIBEIRO
Cabeça de lista

O país está a saque. A corrupção faz parte do exercício do poder dentro e fora do Estado. Não é o Povo, mas o poder judicial que substitui governos. Enquanto isso, a habitação é entregue à especulação; a escola serve para reproduzir o sistema baseado na competição em vez de promover o saber; o SNS foi destruído; o sistema fiscal redistribui aos mais ricos e empobrece os remediados e os pobres. As taxas de suicídio avançam. É a manipulação das mentes. A solução é a revolução!

 

NÓS CIDADÃOS

EDUARDO LOUREIRO
Cabeça de lista

O Nós Cidadãos! É detentor de uma bolsa de Pessoas com uma transversalidade que vai desde o assistente operacional ao professor catedrático, Pessoas preparadas para desempenhar a sua ação em áreas fundamentais da sociedade portuguesa como a Saúde, Justiça, Educação, Segurança e Economia com isenção, seriedade e empenho. Vila do Conde merece uma atenção particular, merece ser um destino privilegiado para visitar ou viver. É o nosso compromisso, não prometemos, fazemos.

 

PAN

ANABELA CASTRO
Cabeça de lista

Os vila-condenses podem contar com o PAN para a implementação de uma rede pública de serviços médico-veterinários acessível a todos, para a necessária transição energética das empresas e para a conversão da agricultura intensiva em agricultura ambiental e socialmente responsável, medidas que vão criar os empregos verdes do futuro e combater as alterações climáticas com justiça social e ambiental.

 

AD

MIGUEL GUIMARÃES
Cabeça de lista

Se os Vilacondenses votarem na AD ganham segurança, credibilidade e esperança num futuro melhor! Um país onde importam as pessoas ao invés do sensacionalismo, com menos carga fiscal que permita o crescimento económico e com políticas para os jovens. Luís Montenegro é o melhor candidato a primeiro-ministro, o mais bem preparado e o mais confiável, com melhor conhecimento financeiro e melhor gestor.

 

 

Array