Numa portaria publicada no Diário da República (D.R.) nesta 3.ª feira, assinada ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o “Governo manda” estender o projeto-piloto “Ligue antes, salve vidas”, em vigor na Unidade Local de Saúde (ULS) da Póvoa de Varzim / Vila do Conde, a outras duas estruturas semelhantes: Gaia/Espinho e “Entre Douro e Vouga”. Recorde-se que o conselho de administração desta última é presidido pelo vilacondense Miguel Paiva.
No texto do ato do governante, lê-se que a 2.ª fase curso do projeto, que exige aos utentes uma referência prévia através da linha SNS 24, INEM ou médicos, antes de atendimento no Serviço de Urgência (SU); tem “evidenciado um excelente nível de acesso, com satisfação dos utentes e dos profissionais”.
A ideia é retirar do SU os casos menos graves (triados com as cores “azuis” ou “verdes”), proporcionando um atendimento célere nos Cuidados de Saúde Primários.
A portaria publicada hoje no diário oficial do Estado entra em vigor amanhã, mas é dada à Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde a possibilidade de “definir o calendário da sua efetiva implementação”. Saiba mais aqui.
As questões da Saúde merecem um tratamento prioritário na edição em papel do seu jornal Terras do Ave
Array