“Retorta Terra milenar, perto do rio e do mar”.

É este o título da obra escrita por Manuel Silva Rodrigues, que foi apresentada, no passado dia 28, numa cerimónia que contou com a apresentação da Professora Doutora Adelina Piloto.

Na sede da Junta de Freguesia, compareceu a população em grande número, mas também o executivo da União de Freguesias Retorta Tougues, designadamente o presidente Carlos Bento, o secretário Carlos Silva e a tesoureira Ilda Eusébio, além da líder da Assembleia de Freguesia, Conceição Costa.

Esteve também presente Inês Faria (na imagem em baixo com o autor), presidente da Junta da União Touguinha e Touguinhó.

Manuel Rodrigues confessou que dedicou “vários anos” a preparar a monografia sobre a sua terra natal, em concreto no lugar da Torre, e que a obra procura contribuir para a preservação e valorização do património de Retorta.

O escritor nasceu a 12 de maio de 1947 casou em Touguinhó em 1970, freguesia onde passou a residir. Foi por isso que, a pedido do padre Albano (Touguinhó) elaborou, em 1997, o estudo intitulado “Em redor da Igreja de Touguinhó” e que se inseriu na celebração do sesquicentenário da edificação da nova igreja paroquial.

Este é um assunto que encontra desenvolvido na edição em papel do Terras do Ave como a que já está nas bancas (veja aqui)

Adquirir um exemplar (um euro) é uma das formas que tem para ajudar o seu jornal, que não possui quaisquer apoios ou publicidade institucionais, a prosseguir a sua missão.

Array