Logo surgirá, em Vila do Conde, uma das noites mais longas do ano por causa das celebrações de S. João.
Está previsto, às 22h30, o desfilie das Marchas Luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça e uma hora depois os grupos atuam nos seus domínios.
O espetáculo de foto-de-artifício está agendado para a 1h30 no estuário do rio Ave e às 2h00 canta e toca a banda Némanus, no Cais da Alfândega.
Na edição em papel a festa é tratada com mais detalhe, mas é possível agora reproduzirmos aqui uma parte; a entrevista a Artur Bonfim, presidente do Rancho da Praça (encontra em baixo o acesso para o mesmo trabalho com Hélio Gomes, líder do Rancho do Monte)
Terras do Ave: No Rancho da Praça tudo tem corrido bem na preparação da festa? Os pracistas estão motivados?
Artur Bonfim: Os pracistas anseiam todo o ano pelo mês de junho, de modo que a “adesão” surge de forma espontânea, em cumprimento das mais genuínas tradições. Já tivemos a demonstração da “adesão” dos pracistas nos tradicionais Louvores a S. João”, a faltar um mês, ao qual os pracistas compareceram massivamente. Este ano – ano comemorativo do 1º centenário do Rancho Infantil, surgiu mais um grupo organizado de pracistas que integrará a Marcha Luminosa. Naturalmente que ficámos muito satisfeitos, pois a Marcha Luminosa é um dos pontos altos dos festejos a S. João.
Quantas pessoas têm estado a preparar o S. João? E quantas vão estar especificamente na Marcha Luminosa?
As festas de São João são preparadas pela Direção do Rancho da Praça, à qual se junta um grupo de colaboradores no armazém para a execução dos mais variados trabalhos. Na marcha luminosa de São João, participarão cerca de 350 pessoas.
Este ano quantos carros alegóricos o Rancho da Praça vai colocar na rua e já pode adiantar os seus temas?
A Praça leva sempre os carros mais vistosos e com maior requinte. São feitos à escala e por isso são réplicas muito perfeitas e proporcionais. Neste ano de 2025, comemora-se o 1º centenário do Rancho Infantil da Praça, fundado em 1925. Vila do Conde é uma terra rica em monumentos, associando o facto do Rancho da Praça ser o embaixador da cultura Vilacondense e da divulgação das rendas de bilros que são o seu ex-libris e do facto de ser o baluarte das Festas de São João, os carros alegóricos serão alusivos a esses temas.
Sentiu o apoio necessário, até financeiro, para levar a efeito o programa que será concretizado pelo Rancho da Praça?
Tudo isto só é possível graças ao apoio concedido pela Câmara Municipal ao Rancho da Praça. O presidente da Câmara, Vítor Costa, está sempre disponível para auscultar as necessidades do Rancho da Praça e tem tido um papel determinante e presente na resolução de várias questões que nos vão surgindo e necessitam de resolução. Por isso, pretendo deixar aqui um agradecimento público à sua intervenção no que concerne às questões suscitadas pelo Rancho da Praça. Contudo, considerando que a Marcha Luminosa é o ponto alto da Noite de São João de Vila do Conde, tenho reivindicado para que a Comissão de Festas assuma a responsabilidade pela logística referente à sonorização da Avenida por onde ocorre o desfile. Considero absolutamente fulcral a criação das condições necessárias, a nível de sonorização, para que os Ranchos, que mais não são do que “o artista principal” da noite, demonstrem todo o seu esplendor. Essa logística deveria fazer parte integrante das responsabilidades da Comissão porque é uma verba muito significativa para o Rancho da Praça suportar. Estamos a falar de cerca de 20 mil euros. Pouco sobra para a execução dos restantes trabalhos, apesar de ter sido aumentado o subsídio atribuído.
Quais as mensagens que deixa aos pracistas, aos vilacondenses em geral e ao povo doutras terras que pretende festejar o S. João em Vila do Conde?
Não tenho dúvidas de que serão muitos aqueles que irão assistir e apreciar a Marcha Luminosa na noite de São João e integrar a tradicional e genuína “Ida à Praia” do Rancho da Praça, no dia de São João, sem “monstros andantes”. Finalizo, convidando todos os Vilacondenses a saírem para a rua na noite de São João e a assistirem ao brilho e graça do nosso Rancho da Praça, integrando a tradicional “ida à praia” no dia de São João.
Adquirir o jornal é uma das formas que pode utilizar para ajudá-lo a prosseguir a sua missão (veja 1.ª página aqui).
Pode encontrar a entrevista a Hélio Gomes, presidente do Rancho do Monte (aqui)

