Logo surgirá, em Vila do Conde, uma das noites mais longas do ano por causa das celebrações de S. João.

Está previsto, às 22h30, o desfilie das Marchas Luminosas dos Ranchos do Monte e da Praça e uma hora depois os grupos atuam nos seus domínios.

O espetáculo de foto-de-artifício está agendado para a 1h30 no estuário do rio Ave e às 2h00 canta e toca a banda Némanus, no Cais da Alfândega.

Na edição em papel a festa é tratada com mais detalhe, mas é possível agora reproduzirmos aqui uma parte; a entrevista a Hélio Gomes , presidente do Rancho do Monte (encontra em baixo o acesso para o mesmo trabalho com Artur Bonfim, líder do Rancho da Praça)   

Terras do Ave: Vão ser as suas primeiras festas de S. João enquanto presidente Rancho do Monte. Até agora tem corrido tudo bem? Sente que a motivação nas gentes do Monte?

Hélio Gomes: Até ao momento posso afirmar que está tudo a correr bem e dentro da normalidade de anos anteriores. Quanto a motivação das gentes do Monte sinto um grande empolgamento e uma vontade enorme em participarem na nossa marcha na grande noite de São João. Consequência disso: uma enorme adesão.

Grosso modo, quantas pessoas têm estado envolvidas na preparação do S. João?

O número de pessoas envolvidos digamos que seja há volta 15 elementos que trabalham nos nossos carros.

E desde quando?

O São João está a ser preparado desde o primeiro dia que esta nova direção foi eleita. Sabíamos que o tempo era reduzido devido ao ato eleitoral se ter arrastado mais do que é normal, mas com a perfeita consciência de que tudo seria possível e como irão confirmar na grande noite de São João.

Quantos elementos o Rancho do Monte vai ter na marcha luminosa? E carros alegóricos?

Poderemos falar à volta de 300 a 350 pessoas, além desta moldura humana iremos levar sete carros alegóricos.

Pode-se conhecer os temas?

Para além dos habituais monumentos da nossa deslumbrante cidade, iremos levar novidades inovadoras e, com todo o respeito pelos vilacondenses, vamos manter o sigilo até a majestosa noite de São João, com a certeza de que quem for assistir à nossa marcha gostará do que irá ver.

Todos os anos o seu Rancho tem apresentado novidades nas festas. Quais são as deste ano, a que que todos os nossos leitores devem estar mais atentos?

Como todos sabem o segredo é a alma do negócio e nós, como habitualmente, guardamos essas novidades para serem reveladas na noite de 23. O que posso adiantar é que estamos a preparar carros alegóricos dinâmicos, modernos e acima de tudo bastante relacionados com as tradições vilacondenses que muito espelham Vila do Conde.

Sentiu o apoio necessário, até financeiro, para levar a efeito o programa que será concretizado pelo Rancho do Monte?

Desde o primeiro dia que esta direção tomou posse, sentimos um apoio enorme da nossa gente e refira-se em todos os sentidos, financeiramente falando estamos bem sabemos o caminho a percorrer, não esquecendo que este ano é um ano que vai financeiramente exigir bastante da nossa gestão, pois é um ano em que temos alguns projetos para realizar, tais como a construção de uma nova loja, os 50 anos da associação entre outros que a devido tempo irão saber.

Quais as mensagens que deixa às gentes da Praça, aos vilacondenses em geral e ao povo doutras terras que pretende vir festejar o S. João em Vila do Conde?  

A mensagem que deixo às gentes do Monte, é um pensamento que há muito tenho e que cada dia que passa tenho mais a certeza, o rancho do Monte é um gigante adormecido e que esta nova direção vai trabalhar arduamente para dia após dia engrandecer e dignificar, mostrando a todos que o Rancho do Monte é simplesmente único e inigualável. Em relação a todos os vilacondenses e visitantes da nossa bela cidade desejo que gozem um São João ímpar no nosso país e que desfrutem de tudo aquilo que de bom lhes oferecem Vila do Conde e suas festas, tendo como ponto alto as marchas luminosas e a majestosa procissão de São João.

Adquirir o jornal é uma das formas que pode utilizar para ajudá-lo a prosseguir a sua missão (veja 1.ª página aqui).

Pode encontrar a entrevista a Artur Bonfim, presidente do Rancho da Praça (aqui

 

Array